A iniciativa já proporcionou mais de quatro milhões de aferições e atendeu a cerca de 55 mil empresas de transporte e caminhoneiros autônomos no país
O ano de 2023 tem sido exitoso para o transporte no que diz respeito à ampliação das práticas sustentáveis do setor. As ações ambientais do Sistema Transporte ganharam notoriedade com o aumento do protagonismo internacional do Programa Despoluir, empreendimento conjunto da CNT e do SEST SENAT que, neste 18 de julho, completa 16 anos. No mês de maio, o programa foi divulgado no ITF (Fórum Internacional do Transporte, na sigla em inglês), na Alemanha, e mostrou como o Brasil vem pensando alternativas aos combustíveis fósseis.
A participação coincidiu com o anúncio, pelo ITF, do país como o mais novo membro do Fórum. Vinculado à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o encontro coloca em evidência, em nível mundial, as experiências exitosas do transporte. Recentemente, a CNT esteve também em um encontro online com a Agência de Cooperação e Investimento de Medellín, Colômbia, no qual o Despoluir tratou de boas práticas e discutiu a possibilidade de Brasil e Colômbia estabelecerem cooperação internacional complementar em prol do desenvolvimento sustentável do setor.
Pensar em fontes energéticas tem sido um exercício de longa data do Despoluir e um dos focos do Sistema Transporte. A iniciativa tem grande sinergia com a agenda ESG, de boas práticas sociais, ambientais e em governança. O fato de o Despoluir abarcar temas como qualidade do ar e responsabilidade ambiental tem conquistado o engajamento de muitas empresas interessadas em melhorar seus indicadores de sustentabilidade.
Em Minas Gerais, o programa é gerido pela Fetcemg e se consolida como grande parceiro de várias entidades do estado, incluindo o SETSUL, por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos. As ações se baseiam em controlar das emissões de poluentes, o que trazo como consequência a melhoria da qualidade do ar e o uso racional dos combustíveis.
Nesse trabalho, o Setsul conta com uma unidade móvel de avaliação veicular equipada com um opacímetro e outros instrumentos necessários para analisar os pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes e no uso racional de combustível dos veículos movidos a diesel. Nosso técnico é capacitado para realizar as aferições, analisar os resultados e sugerir medidas de melhor desempenho para as empresas.
Aproveite a data e marque uma aferição! Entre em contato conosco:
SEDE – POÇOS DE CALDAS
(35) 3721-3288
setsul@pocos-net.com.br
SUBSEDE EXTREMA
(35) 99181-0021
sindicatocarga@hotmail.com
SUB-SEDE POUSO ALEGRE
(35) 3421-9922
setsulpousoalegre@setsul.org.br
SUB-SEDE VARGINHA
(35) 3221-5041
setsulvarginha@setsul.org.br