(35) 3721.3288 setsul@pocos-net.com.br

Óculos que detecta nível de sono promete salvar vidas de caminhoneiros

Já utilizada por algumas empresas de mineração no Brasil, um óculos promete detectar o nível de sono dos motoristas. De modo geral, a plataforma permite medir o nível de fadiga dos motoristas, em tempo real, o aumento de sonolência, enviando um alerta de 15 a 20 minutos para que o operador não pegue no sono.

A tecnologia já é utilizada até pela Agência Nacional Americana (NASA) e permite um monitoramento de alta precisão para realização de atividades complexas.

O óculos “revolucionário” está no Brasil desde 2015, através da empresa Optalert, grupo australiano líder na detecção de fadiga em trabalhadores em funções de alto risco. O objetivo da empresa agora é ampliar seus negócios em 20% no Brasil em 2022.

Atualmente no Brasil cerca de 3.800 pessoas utilizam o óculos diariamente. Para a empresa, o nosso país é visto como um importante mercado, algo que vai gerar mais investimentos.

Como funciona?

Com sensores conectados a um tablet interligado por wi-fi em uma sala de controle, os óculos detectam alterações na velocidade e tempo de abertura das pálpebras. Esse monitoramento é feito em tempo real e gera dados sequenciais e cruciais para tomada de decisão por parte dos gestores que operam a área de segurança do trabalho. 

Foto: br.freepik.com