(35) 3721.3288 setsul@pocos-net.com.br

Bolsonaro quer ampliar validade da CNH para motoristas com até 75 anos

O Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), vai encaminhar ao congresso um Projeto de Lei propondo que a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja de 10 anos para motoristas de até 75 anos.

Atualmente, o prazo de 10 anos já é válido para motoristas com até 50 anos de idade. Essa alteração foi proposta pelo próprio Presidente Bolsonaro, em 2019. Na época, a ideia era chegar até motoristas com 65 anos, mas o congresso aprovou para pessoas com até 50.

“Acertei com o Tarcísio [de Freitas, ministro da Infraestrutura], vamos encaminhar para o Parlamento um novo projeto. Vamos pedir urgência, para que a validade de 10 anos seja até 75 [anos] de idade”, destacou Bolsonaro em sua live semanal.

Antigamente, todos os motoristas eram obrigados a renovarem suas habilitações de cinco em cinco anos. Para renovar, é preciso fazer exame de aptidão física e mental, além de pagar as taxas de cada estado.

Já utilizada por algumas empresas de mineração no Brasil, um óculo promete detectar o nível de sono dos motoristas. De modo geral, a plataforma permite medir o nível de fadiga dos motoristas, em tempo real, o aumento de sonolência, enviando um alerta de 15 a 20 minutos para que o operador não pegue no sono.

A tecnologia já é utilizada até pela Agência Nacional Americana (NASA) e permite um monitoramento de alta precisão para realização de atividades complexas.

Foto: br.freepik.com