(35) 3721.3288 setsul@pocos-net.com.br

Na COP15, indústria brasileira discute iniciativas em bioeconomia

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove nesta quinta-feira (15), em Montreal, no Canadá, um painel sobre as iniciativas da indústria brasileira em bioeconomia.

O debate faz parte da programação paralela da 15ª Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU, maior fórum global sobre o tema.

O painel da CNI vai apresentar ações bem-sucedidas que reconhecem a importância de modelos de negócios baseados em bioeconomia sustentável. São propostas que conectam biodiversidade à pesquisa, desenvolvimento e inovação, considerando os objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Mediador do debate, o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, destaca que a indústria brasileira valoriza o potencial das florestas através de projetos que conservam biodiversidade e geram renda e desenvolvimento.

“A indústria tem mostrado que é possível estimular a economia e promover o desenvolvimento social em sintonia com a conservação ambiental, através do uso sustentável da biodiversidade”.

Representantes das empresas Natura, Reservas Votorantim e da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) vão participar do painel. A indústria de base florestal planta mais de 1,5 milhão de árvores por dia, geralmente eucalipto e pinus, de rápido crescimento, que sequestram e estocam gás carbônico, auxiliando na batalha contra as mudanças do clima, e geram retorno financeiro. O setor possui uma carteira de investimentos em andamento ou anunciados (2022-2028) que alcança R$ 60,4 bilhões.

Para o diretor-executivo da Ibá, José Carlos da Fonseca Jr., o país “tem uma enorme oportunidade de se posicionar como grande potência agroambiental, da bioeconomia em larga escala, com soluções para o meio ambiente e a sustentabilidade”.

Saiba mais: https://www.portalntc.org.br/na-cop15-industria-brasileira-discute-iniciativas-em-bioeconomia/

Image by automatic6517 from Pixabay