(35) 3721.3288 setsul@pocos-net.com.br

Impacto do reajuste do diesel anunciado pela Petrobras

Nesta segunda-feira (09), a Petrobrás anunciou um reajuste de 8,87% no preço do diesel, e o novo preço passou a valer a partir de terça-feira (10). Com isso, o preço médio do combustível sairá de R$ 4,51 para R$ 4,91, aplicado às distribuidoras. A medida acarretará a necessidade de reajuste adicional de no mínimo 3,10%, fator que deve ser aplicado emergencialmente nos fretes. Confira a tabela abaixo:

Em nota divulgada à imprensa, a empresa justificou o aumento: “Os estoques globais estão reduzidos e abaixo das mínimas sazonais dos últimos cinco anos nas principais regiões supridoras. Esse desequilíbrio resultou na elevação dos preços de diesel no mundo inteiro, com a valorização deste combustível muito acima da valorização do petróleo. A diferença entre o preço do diesel e o preço do petróleo nunca esteve tão alta”, informa.

De acordo com a NTC&Logística, é imprescindível, para manter a saúde financeira das empresas transportadoras, que sejam repassados de forma imediata o acumulado dos aumentos de combustível, até porque este é um custo relevante e que não há formas de reduzi-lo pelo lado do consumo (as que existem já foram adotadas).