FETCEMG lança Prêmio Melhor Ar 2025 para valorizar práticas sustentáveis no Transporte de Cargas em Minas Gerais

Estão abertas as inscrições para o Melhor Ar – Prêmio FETCEMG de Qualidade do Ar 2025, uma iniciativa da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Minas Gerais (FETCEMG) que reconhece empresas comprometidas com a sustentabilidade ambiental e com a redução de emissões veiculares.

Criado em 2009, o prêmio é pioneiro no setor e valoriza as transportadoras que participam do Programa Despoluir, do Sistema Transporte, responsável por monitorar a emissão de poluentes por meio de testes de opacidade nos veículos. A ação contribui significativamente para a melhoria da qualidade do ar e para o uso racional do combustível. Só em 2024, mais de 22 mil testes foram realizados pela FETCEMG em todo o estado, atendendo cerca de 450 transportadoras.

Oportunidade estratégica e compromisso ambiental

Com a crescente importância da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), o Prêmio Melhor Ar destaca-se como um incentivo às empresas que integram ações ambientais à sua gestão. “O Prêmio Melhor Ar 2025 é mais do que um reconhecimento para as empresas: é um selo de compromisso com o futuro do planeta e com o desenvolvimento sustentável no setor de transportes, sobretudo em uma época em que tanto promovemos e debatemos a descarbonização no transporte, crucial para mitigar as mudanças climáticas, melhorar a qualidade do ar e reduzir custos”, destaca a coordenadora do Despoluir para o Transporte de Cargas em Minas Gerais, Amália Pedrosa.

Quem pode participar

Podem se inscrever empresas transportadoras de carga com frota mínima de 10 veículos, associadas aos sindicatos filiados à FETCEMG: SETCEMG, SETTRIM, SETCJF, SETSUL, SINDINOR e SETCOM. As inscrições estão abertas de 2 de maio a 6 de junho de 2025, por meio de formulário online.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfV_W6CjV6ipNJgU7pxbmjSvww1uDjuVkeL1ozv_TBk2B8-Ow/viewform

Categorias e critérios de premiação

As empresas serão avaliadas com base na proporção da frota submetida a testes, aprovação nos laudos de opacidade e frequência das aferições. A premiação contempla três categorias – Prata, Ouro e Diamante –, considerando o porte da frota e o desempenho ambiental.

A cerimônia de premiação está prevista para outubro de 2025, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Fonte: FETCEMG