O preço do Diesel tem sido um grande problema para os profissionais que utilizam deste tipo de combustível. E, apesar de o Governo Federal já ter anunciado uma redução para os próximos dias, em 2022 o valor praticado nas bombas ainda será um problema.
No acumulado de 2021, o reajuste total foi de 64,70%, sendo que o maior aumento ocorreu em fevereiro, com 15,20% e o segundo maior – inclusive o último – foi em outubro, no total de 9,20%. O Governo Federal já anunciou que haverá uma redução, atualmente em R$ 5,61, todavia, seguirá alto.
O problema de tantos aumentos é que isso influencia diretamente na inflação do país, considerando que mais de 50% da carga é transportada por rodovias. Diante disso, economizar combustível se tornou fundamental.
Veja dicas para economizar combustível:
– Evite o excesso de carga. Os veículos suportam uma determinada quantidade. Se colocar mais peso do que o veículo suporta, isso exigirá mais do motor e, consequentemente, mais combustível.
– Confira os pneus. Um pneu vazio pode, além de dar outros problemas, fazer o veículo consumir mais.
– O tempo significa dinheiro para muitas pessoas. Mas evite muita velocidade. Pesquisas apontam que o consumo aumenta em até 1% em cada quilômetro quando o caminhão passa de 88km/h.
– Veja bem qual o posto você vai colocar combustível. Adulteração é uma prática que ainda existe. Sempre vá em locais confiáveis.
– Controle a utilização do ar-condicionado. Ele faz elevar o giro do motor e aumenta o consumo do veículo.
– Faça manutenção preventiva. Utilize sempre peças de qualidade. Desta forma o veículo sempre terá o melhor funcionamento.