(35) 3721.3288 setsul@pocos-net.com.br

Despoluir completa 15 anos

O Programa Ambiental do Transporte já realizou 3,6 milhões de avaliações veiculares e atendeu a mais de 55 mil transportadores

Há 15 anos, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) criou o maior programa ambiental da iniciativa privada do setor no Brasil, o Despoluir. Por meio de uma linha de ações que integra atividades práticas, serviços e conteúdos técnicos e educativos executados juntamente com o SEST SENAT, a Confederação cumpre o seu principal objetivo: contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte no país e envolver o transportador na promoção da qualidade de vida da sociedade como um todo.

O Programa Ambiental do Transporte já efetuou mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares ambientais. Trata-se da ação de maior destaque do Despoluir, cujo foco é a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. A iniciativa existe desde o primeiro ano do Programa, 2007.

Com o acompanhamento do Despoluir, cerca de 89% da frota nacional atendida se mantém dentro do padrão legal de emissão de poluentes, significando melhor qualidade do ar e menos custos com combustível e manutenção para as empresas e caminhoneiros autônomos participantes. Durante essa década e meia de existência do Programa, somente nessa ação foram realizados mais de 55 mil atendimentos que buscam tornar a atividade do transporte mais sustentável.

O serviço caracteriza-se pela inspeção ambiental de veículos movidos a diesel em todo o Brasil e é realizado por 108 técnicos de 24 Federações parceiras, que vão até as transportadoras para fazer as aferições. E o SETSUL faz parte da FETSEMG, uma dessas Federações.

Nesse trabalho, o SETSUL conta com uma unidade móvel de avaliação veicular equipada com um opacímetro e outros instrumentos necessários para analisar os pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes e no uso racional de combustível dos veículos movidos a diesel. Além de realizar as aferições, nosso técnico também analisa os resultados e sugere medidas de melhor desempenho para as empresas.

O trabalho de aferição realizado pelo SETSUL é GRATUITO para todas as empresas associadas ao Sindicato. Os interessados poderão entrar em contato pelo e-mail setsul@pocos-net.com.br ou pelo telefone (35) 3721-3288.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual
Imagem: Agência CNT Transporte Atual