(35) 3721.3288 setsul@pocos-net.com.br

Conheça 8 maneiras de diminuir o gasto do diesel

Recentemente, foi divulgado pela Petrobrás que os valores do diesel, gasolina e gás de cozinha aumentariam. O preço médio do diesel, por exemplo, passou de R$ 3,61 para R$ 4,51.

Segundo a empresa, esses valores refletem parte da elevação dos patamares internacionais de preços de petróleo, impactados pela oferta limitada frente à demanda mundial por energia. E devido à dificuldade dos importadores na compra do diesel, por consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mercado nacional de combustível foi diretamente afetado.

Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar as empresas transportadoras e os motoristas autônomos a economizar o diesel das suas frotas. Afinal, boa parte do orçamento de uma empresa que atua com transporte de carga é gasto com combustível.

Continue lendo!

1. Planeje a rota com atenção
Estudar quais são os melhores trajetos da rota do motorista previamente é essencial para a redução do consumo de diesel do veículo. Assim, as chances do trajeto aumentar são menores e a segurança do condutor também fica resguardada.

2. Faça treinamentos com a equipe
Treinar e capacitar a equipe, do gestor de rotas até os motoristas, é essencial para que todos os processos sejam otimizados. Quando os profissionais estão atentos ao que há de novo no mercado, incluindo as tecnologias do próprio veículo, as chances de economizar o diesel são maiores.

3. Controle a velocidade do veículo
Dirigir na velocidade adequada torna os veículos mais econômicos, já que
o consumo do diesel é mais otimizados. Altas velocidades necessitam de mais diesel, além de serem um perigo para a vida de todos na via

4. Não ultrapasse o peso da carga
Quando há sobrecarga no veículo, o gasto com o diesel aumenta. Por isso, é importante não ultrapassar o limite legal de peso por eixo. Além disso, a transportadora esta infringindo a lei e corre o risco de receber multas.

5. Abasteça com frequência nos postos de confiança
Como o preço do diesel está alto, é importante pesquisar os postos que estão oferecendo preços mais acessíveis, além de conferir a qualidade do combustível. Se manter fiel a um posto também pode trazer benefícios, como descontos exclusivos para quem abastece frequentemente.

6. Mantenha os pneus calibrados
A calibragem dos pneus é muito importante, pois quando ele está com a pressão menor que o recomendado, o consumo do combustível aumenta. Além disso, também contribui para a vida útil do pneu e para uma viagem mais segura.

7. Dirija com suavidade
O acelerador tem o papel de injetar o combustível para a queima e, por isso, quando se acelera com suavidade, ele é liberado é menor. Além disso, também recomendados que as marchas sejam trocadas na hora e maneira correta.

8. Faça manutenções regularmente
Quando o condutor realiza manutenções preventivas do veículo, evita-se diversas complicações. Principalmente a troca do óleo, que quando é de má qualidade, eleva o consumo de combustível, e com a sujeira acumulada no filtro, prejudica o rendimento do motor, o que aumenta o combustível.

Gostou das nossas dicas? Continue nos acompanhando por aqui! Divulgamos notícias e curiosidades do setor de transporte.