Em dois pontos da Região Metropolitana, caminhões ocupavam pista marginal e postos de combustível.
Os caminhoneiros entraram no oitavo dia de protesto em rodovias de Minas Gerais contra a alta de combustíveis, nesta segunda-feira (28). No início da manhã, havia caminhões-tanque parados no acesso à refinaria Gabriel Passos na BR-381, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Carretas e caminhões também estavam estacionados em um posto de combustível nas proximidades.
Inicialmente, a reportagem do Bom Dia Minas informou que os caminhões-tanque estavam impedidos de entrar na refinaria, mas o policiamento não confirmou bloqueios. A Gabriel Passos atende distribuidoras em Minas Gerais e também do Espírito Santo. Nesta manhã, a Polícia Militar (PM) escoltou caminhões-tanque para abastecimento de frota ligada a serviços essenciais. O G1 entrou em contato com a assessoria da Regap para saber se houve algum impedimento de acesso e aguarda retorno.
Em Igarapé, também na Grande BH, os caminhoneiros se concentravam na pista marginal da Fernão Dias e em postos. O acostamento estava liberado.
Até a última atualização desta publicação, não havia balanço do Ministério da Defesa sobre pontos de paralisação em rodovias que cortam o estado. Contudo, duas concessionárias informavam mais de 20 trechos na Fernão Dias, que liga Belo Horizonte a São Paulo, e na BR-040, que liga a capital mineira ao Rio de Janeiro e a Brasília.
Na tentativa de colocar fim à greve, o governo federal cedeu a uma das principais exigências dos caminhoneiros e anunciou uma redução de R$ 0,46 no preço do litro do óleo diesel durante 60 dias.
De acordo com o governo, a redução vai custar R$ 10 bilhões aos cofres públicos e será bancada pelo Tesouro Nacional. Também neste domingo (27), três medidas provisórias foram publicadas atendendo às demandas dos caminhoneiros.
Uma delas autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a contratar, sem licitação, caminhoneiros autônomos em 30% dos fretes. Outra medida institui a política de preços mínimos para o transporte de carga, cujos valores devem ser divulgados em até cinco dias. A terceira isenta a cobrança de pedágio sobre os eixos suspensos nos caminhões que circularem vazios.
Representantes dos caminhoneiros diziam, na semana passada, que só desocupariam as estradas quando as medidas acordadas com o governo fossem publicadas.
Trechos com manifestações em MG
As concessionárias Autopista Fernão Dias e Via-040 informaram sobre trechos com manifestações nesta segunda-feira (28):
Fernão Dias: passagem liberada para veículos de passeio, ônibus e emergenciais
Sul de Minas
Extrema, km 949, nos sentidos Belo Horizonte e São Paulo
Itapeva, Km 925, sentido Belo Horizonte;
Pouso Alegre, Km 870, sentido Belo Horizonte;
Pouso Alegre, km 871, sentido São Paulo;
São Gonçalo do Sapucaí, km 796, sentido Belo Horizonte;
Três Corações, km 754, sentido São Paulo;
Carmo da Cachoeira, km 734, sentido Belo Horizonte; Lavras, km 692, em ambos os sentidos;
Lavras, km 702, sentido Belo Horizonte;
Perdões, km 690, em ambos os sentidos;
Centro-Oeste
Oliveira, Km 618, sentido Belo Horizonte;
Carmópolis de Minas, km 589, em ambos os sentidos;
Região Metropolitana de Belo Horizonte
Igarapé, km 513, em ambos os sentidos;
São Joaquim de Bicas, km 507, sentido norte;
Betim, Km 485, sentido norte;
Betim, Km 486, sentido sul;
BR 040: liberado para veículos de passeio
Região Noroeste
Paracatu, KM 45, em ambos os sentidos;
João Pinheiro, KM 145, em ambos os sentidos.
Região Metropolitana de Belo Horizonte
Ribeirão das Neves, KM 511, sentido sul;
Nova Lima, KM 551, sentido sul.
Região Central
Congonhas, KM 603, ambos os sentidos;
Congonhas, KM 617, ambos os sentidos;
Conselheiro Lafaiete, KM 627, ambos os sentidos.
Zona da Mata
Carandaí, KM 665, ambos os sentidos.
Reflexos da paralisação em Belo Horizonte e região
Serviços públicos
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), prorrogou o ponto facultativo nas repartições públicas para esta segunda-feira, em razão da continuidade da greve dos caminhoneiros. Pimentel convocou nova reunião do gabinete de crise para as 14h30.
As aulas na rede estadual de ensino também serão suspensas. Estão mantidos serviços essenciais como os médico-hospitalares, os de segurança pública e de Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Também haverá expediente na Fundação TV Minas Cultural e Educativa e na Rádio Inconfidência.
As prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem também decretaram ponto facultativo nesta segunda-feira por causa do risco de desabastecimento de combustível nas cidades. De acordo com a assessoria da capital mineira, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) convocou, também para esta segunda, uma reunião com os secretários municipais para discutir a possibilidade de decretar calamidade pública. Veja os serviços que estão funcionando na capital mineira.
Em Contagem, na Região Metropolitana, o Executivo informou que não haverá aula nas escolas da rede municipal, por causa da dificuldade de deslocamento de alunos e servidores, e o dia letivo será reposto. Os serviços essenciais serão mantidos, segundo a administração municipal.
Transporte público
Nesta segunda-feira (28), ônibus do tranporte coletivo circulam nos horários normais nos períodos de pico de demanda, das 4h às 9h e das 16h às 20h, e com redução de 50% no número de viagens nos horários entre os picos, das 9h às 16h e das 20h às 24h, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH). Nesta domingo (27), a capital ficou sem ônibus.
Em entrevista ao Bom Dia Minas, o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito da cidade (BHTrans), Célio Bouzada, informou que poderá haver reforço de ônibus no horário de pico. Ele integra o Comitê Gestor da Crise de Abastecimento da capital mineira.
No fim da manhã, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), afirmou que os ônibus e a coleta de lixo voltam ao normal a partir desta terça-feira (29).
Veja como fica a circulação de ônibus em Belo Horizonte nesta segunda-feira
Em Contagem, os ônibus vão circular com o quadro de horário de sábado, conforme a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon).
Os ônibus metropolitanos vão circular com quadro de horário de sábado durante a manhã e, à tarde, podem aumentar ou diminuir a frota, dependendo da demanda, mas sempre mantendo um quadro mínimo. A informação é da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais.
Abastecimento
Painel eletrônico da CeasaMinas mostra a falta de hortifrútis nesta segunda-feira (28) (Foto: Fernando Zuba/TV Globo) Painel eletrônico da CeasaMinas mostra a falta de hortifrútis nesta segunda-feira (28) (Foto: Fernando Zuba/TV Globo)
Painel eletrônico da CeasaMinas mostra a falta de hortifrútis nesta segunda-feira (28) (Foto: Fernando Zuba/TV Globo)
O movimento na Central Estadual de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) estava com o movimento abaixo do normal nesta segunda em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Conforme mostra o painel eletrônico do local, o número de hortifrútis despencou. Na segunda-feira da semana passada, havia 7,7 mil dúzias de abacaxis para vender. Nesta segunda, não havia sequer uma unidade. Ainda não tinham alho e batata, por exemplo.
Educação
A Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) suspendeu atividades acadêmicas nesta segunda-feira (28) por causa das dificuldades de deslocamento urbano provocadas pelo desabastecimento de combustível na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais. A Reitoria afirmou ainda que as atividades administrativas essenciais, assim definidas pelos dirigentes das unidades e órgãos administrativos, serão mantidas.
A Secretaria de Estado de Educação divulgou um comunicado suspendendo as aulas em todas as escolas da rede nesta segunda-feira.
Faculdades de Belo Horizonte publicaram nas redes sociais que não haverá aulas nesta segunda. São elas: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Centro Universitário UNA, Universidade Fumec e Faculdade Pitágoras.
Também não terão aulas nas escolas municipais e na Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) de Belo Horizonte e nos colégios particulares.
Aeroportos
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, t 11 voos da companhia aérea Azul cancelados ao longo desta segunda-feira (28). A BH Airport, concessionária que administra o terminal, orienta que os passageiros liguem para as empresas antes de se deslocarem. A Azul Linhas Aéreas informou que os cancelamentos são uma medida para reduzir voos, realocar passageiros e economizar combustível.
Saúde
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que montou um serviço especial fretado para transportar os trabalhadores de hospitais e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).
As cirurgias eletivas foram suspensas em Minas Gerais, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). “A prioridade, no momento, é a urgência e emergência”, disse a nota. As ambulâncias estão circulando com restrição, mas nenhum problema de atendimento foi identificado.
Para esta segunda-feira, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como a prefeitura decretou ponto facultativo, a SMS reduziu a escala de pessoal em várias unidades, mas não há falta de medicamentos, insumos hospitalares e vacinas.
Ainda conforme a SMS, terão funcionamento normal as unidades de urgência do Hospital Odilon Behrens, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), a Central de Internações, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os Centros de Referência em Saúde Mental (Cersams), o Serviço de Urgência Psiquiátrica (SUP).
Os outros equipamentos da Rede do Sistema Único de Saúde de BH terão funcionamento com escala de 50% dos profissionais como os postos de saúde, o Centro de Especialidades Médicas e as unidades de consultas especializadas.
Coleta de lixo
Nesta segunda-feira, a coleta domiciliar em Belo Horizonte será feita no Centro, dentro da Avenida do Contorno, e nas regiões Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Pampulha e Venda Nova. As regiões Sul, Barreiro e Oeste não vão ter coleta na segunda-feira.
Energia e abastecimento de água
Não há registro de problemas no fornecimento de energia e de água e esgoto em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. No entanto, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou na última sexta-feira (25) informou que a situação é de alerta e que, caso a paralisação dos caminhoneiros se prolongue por mais dias, o abastecimento poderá ficar prejudicado, em razão da dificuldade de transporte dos produtos químicos utilizados no tratamento da água.
Sindicato do Comércio Varejista Transportador e Revendedor de GLP do Estado de Minas Gerais informou que 90% das revendedoras em Minas já estão sem botijão de gás de cozinha.
Zoológico de Belo Horizonte
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que o Jardim Zoológico, o Aquário do Rio São Francisco e o Jardim Botânico, na Região da Pampulha, estão fechados à visitação nesta segunda. A data prevista de reabertura é terça-feira (29).
Ministério Público
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou que criou um gabinete de crise por causa do protesto dos caminhoneiros. O procurador-geral de Justiça do MPMG, Antônio Sérgio Tonet, convocou integrantes da Administração Superior para uma reunião emergencial neste domingo (27) e definiu medidas de atuação institucional no contexto da paralisação dos caminhoneiros, com consequente desabastecimento de combustível, alimentos e medicamentos, por exemplo.
Fonte: G1 – SUL DE MINAS