Ação será guiada por estratégias regulatórias, tecnológicas e comportamentais
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de aprovar a segunda revisão do Plano Estratégico 2022-2025, marcando uma nova fase de inovação e excelência na regulação e fiscalização do setor de transportes terrestres no Brasil. A Deliberação nº 15, de 26 de janeiro de 2024, contempla a revisão do planejamento estratégico, incluindo o Mapa Estratégico Institucional para o ciclo 2024-2030, sinalizando um compromisso renovado com o desenvolvimento sustentável do país.
O novo Mapa Estratégico da ANTT é o resultado de um processo inclusivo e colaborativo, envolvendo desde o nível operacional até a alta administração da Agência. Durante meses de intensas sessões colaborativas online, visitas às Unidades Regionais, oficinas participativas e debates, estagiários, servidores e terceirizados contribuíram com suas visões e experiências para moldar a estratégia futura da instituição.
Além do envolvimento interno, a ANTT também colheu valiosas contribuições da sociedade, do setor acadêmico e do mercado, por meio de Tomada de Subsídios, somando um total significativo de 589 sugestões em todo o processo participativo. Essa abordagem inclusiva reflete a diversidade de talentos na instituição e o comprometimento de todos com a entrega de resultados relevantes para o país.
Dentre os insumos considerados para a elaboração da nova estratégia, destacam-se a Estratégia Federal de Desenvolvimento (EFD), a política Nacional de Transportes (PNT), o Plano Nacional de Logística (PNL), o Plano Setorial de Transportes Terrestres (PSTT), o Plano Plurianual (PPA 2024-2027) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
NOVO MAPA ESTRATÉGICO
O novo Mapa Estratégico reflete a missão institucional da ANTT: “Contribuir para o desenvolvimento nacional por meio da efetiva regulação e fiscalização do setor de transportes terrestres, garantindo serviços e infraestrutura adequados à sociedade”. Além disso, estabelece uma visão ambiciosa para 2030: “Ser a referência em regulação e fiscalização no Brasil”.
Nesse contexto, a ação da Agência será guiada pela promoção de três revoluções: regulatória, tecnológica e comportamental, com projetos, iniciativas e ações estruturadas para elevar a ANTT a um novo patamar de atuação. Os 17 objetivos estratégicos para o ciclo de planejamento 2024-2030 estão divididos em quatro perspectivas: pessoas e recursos, processos internos, resultados ao mercado e resultados à sociedade.
O plano estratégico incorpora temas relevantes como integração e colaboração interna, eficiência e inovação, fiscalização, segurança viária e sustentabilidade, refletindo a amplitude das ideias recebidas e o alto grau de participação da força de trabalho da Agência na construção coletiva da proposta.
Para garantir a eficácia do plano, foram estabelecidos 42 indicadores estratégicos para monitoramento e avaliação do alcance dos objetivos estratégicos definidos. O monitoramento e controle da estratégia serão realizados por meio de Reuniões de Análise da Estratégia (RAE), trimestralmente.
FONTE: ANTT
DIVULGAÇÃO / AESCOM ANTT