(35) 3721.3288 setsul@pocos-net.com.br

Caminhoneiros bloqueiam estradas, em greve contra aumento do diesel

Caminhoneiros autônomos, que não estão ligados a transportadoras, entraram em greve nesta segunda-feira (21) contra o alto custo do diesel. A paralisação foi convocada pela Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros). A categoria quer que o governo federal corte impostos para baratear o combustível. O governo marcou uma reunião para a noite desta segunda para discutir o assunto, mas o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, disse não há espaços para cortar impostos.

Há paralisação confirmada em ao menos 18 estados, com alguns bloqueios em rodovias. As regiões Sul e Centro-Oeste tinham o maior número de interdições, segundo dados atualizados até 16h30 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ainda segundo a PRF, havia manifestações no fim da tarde no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rondônia, Pará, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Mais cedo, houve protesto na chegada ao porto de Santos (SP) e na BR-163, na altura de Cuiabá (MT). Ambos são importantes para escoar a safra de grãos, em especial da colheita de Mato Grosso, principal produtor nacional. Por ora, entidades do setor avaliam que praticamente não há impacto sobre a programação de embarques pelo Brasil, que acaba de colher uma safra recorde de soja e se prepara para a colheita do chamado milho “safrinha”.

Fonte: UOL ECONOMIA